PARTE 1 - CONJUNÇÕES
01. Marque a frase em que o termo destacado expressa
circunstância de causa:
a) Agi com calma.
b) Os mudos falam com as mãos.
c) Quase morri de vergonha. d) Aquela rua é demasiado estreita
e) Apesar do fracasso, ele insistiu.
c) Quase morri de vergonha. d) Aquela rua é demasiado estreita
e) Apesar do fracasso, ele insistiu.
02. Na oração “Ninguém está perdido se der
amor...”, a palavra grifada pode ser classificada como:
a) advérbio de
modo b) conjunção
adversativa c) advérbio de
condição
d) conjunção
condicional
e) preposição essencial
03. “Quando eles chegaram...” A palavra
sublinhada é:
a)
advérbio b)
adjetivo c)
pronome d)
interjeição e) conjunção
04.Observar
“Este é um pais rico, ______ a maior parte de seu povo seja
muito pobre.”
“É necessário lutar ______ seus sonhos se tomem realidade.”
“Não foi classificado, ______ não. conseguiu realizar a
última prova de aptidão.”
“Viajou para o exterior, _______ concluiu seus estudos no
Brasil.”
As locuções conjuntivas que relacionam corretamente as
orações acima são respectivamente,
a) já que, para que, uma vez que, visto
que.
b) ainda que, para que, visto que, logo que.
c) ainda que, mesmo que, apesar de quc, já que.
d) mesmo que, desde que, apesar de que, assim que.
05.Observando-se o sentido que uma oração expressa em
relação à outra, assinale a alternativa cujas conjunções completam correta e
respectivamente os pontilhados do texto abaixo.
“O controle genético do envelhecimento resultará em pessoas
capazes de manter por muito mais tempo a saúde física, __________ o corpo
humano não foi feito para a imortalidade, ___________ nunca será possível criar
seres imortais.”
a) mas — portanto
b) mas — no
entanto
c) embora — por isso d) portanto — porque
c) embora — por isso d) portanto — porque
06. Apontar a alternativa que apresenta a conjunção QUE como
integrante.
a) “Com efeito, ela diz que, (...) resolveu divulgá-las com
a boa intenção de abrir o debate sobre um problema importante.”
b) “São convidados a (...) dar satisfações por causa de
faltas que não praticaram?”
c) Há professores que, no dizer do jornal, são improdutivos.
d) “. ..ela crucifica muita gente boa que conhecermos...”
07. “...os cipós que se
emaranhavam...”. A palavra sublinhada é:
a) conjunção explicativa b)
advérbio interrogativo c) conjunção integrante
d) preposição
acidental
e) pronome relativo
08. Em qual frase abaixo, a conjunção ”e” apresenta idéia de
adversidade.
a) “... seja essa pequena nota com um PG a lápis e uma
assinatura...”
b) “... revelam apenas a imaginação desordenada e o capricho
estranho...”
c) “... respondi com frieza a muita bondade e paguei com
ingratidão...”
d) “... que “S.” tenha encontrado em mim um apoio e
não uma decepção”
PARTE 2
Leia abaixo um trecho da crônica “A SOLIDÃO AMIGA” de Rubem
Alves e responda as questões seguintes:
A solidão amiga
A noite chegou, o trabalho acabou, é hora de voltar para casa.
Lar, doce lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio.
Ninguém para abrir a porta, ninguém à espera. Você está só.
Vem a tristeza da solidão... O que mais você deseja é não estar em solidão...
Mas deixa que eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias
que surgem na solidão. Lembro-mede um jovem que amava a solidão:
ficar sozinho, ler, ouvir, música... Assim, aos sábados, ele se
preparava para uma noite de solidão feliz. Mas bastava que
ele se assentasse para que as fantasias surgissem. Cenas. De um
lado, amigos em festas felizes, em meio ao falatório,
os risos, a cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza
ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se lembraria dele?
E aí a tristeza entrava e ele não mais podia curtir a sua amiga solidão. O
remédio era sair, encontrar-se com a turma para encontrar a
alegria da festa. Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa
ele percebia que festas reais não são iguais às festas imaginadas.
Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar as coisas da sua
solidão... A noite estava perdida.
1. Na expressão “encontrar-se com a turma”, se turma fosse
substituída por amigos, a palavra com sofreria alguma
alteração? Por quê?
2. As palavras usadas destacadas no texto têm o papel de
ligar duas outras palavras entre si. São chamadas de preposição. Liste
as preposições empregadas no texto.
3. Associe as preposições em destaque com as ideias por elas
expressas.
( ) “...voltar para casa.”
( 1 ) finalidade
( ) “Ninguém para abrir a
porta,...” ( 2 ) lugar
( ) “...amigos em festas
felizes...” ( 3 )
origem, procedência
( ) “Vem das fantasias...”
( 4 ) companhia
( ) “...encontrar-se com a
turma...”
4. Observe o papel da preposição nesta frase retirada de um
anúncio publicitário.
“O LAZER QUE VOCÊ QUERIA, SEM SAIR DE CASA.”
Complete:
A palavra “sem” cumpre o papel
de ligar o verbo “queria” ao verbo_______________,
especificando o modo de se obter lazer. Já palavra _____ liga o verbo “sair” à
palavra _______ expressando a ideia de ___________.
5. As preposições ao ligarem palavras ou orações
estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que
são definidos pelo contexto.
Observe os exemplos abaixo retirados do texto:
“...é hora de voltar para casa”
“ ... se preparava para uma noite de solidão feliz...”
No primeiro caso, a preposição para relaciona as
palavras voltar e casa indicando uma ideia de lugar.
Já no segundo caso, a preposição para relaciona as palavras preparava e uma
noite, explicitando a ideia de finalidade.
Identifique os valores assumidos pelas preposições nas
frases abaixo.
a. Vou à escola todos os dias.
b. A biblioteca fica a duas quadras da minha casa.
c. Gostaria de ir com você ao cinema
d. A árvore foi cortada com um machado antigo.
e. O avião veio de Fortaleza.
f. A criança estava tremendo de medo.
g. O professor estará aqui em dez
minutos.
h. As lojas foram decoradas para o Natal.
i. Os professores viajaram para São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário