sábado, 30 de agosto de 2014

Amo ler!

Amo ler!!! Sim, foi a maneira de eu entrar em contato com mundos que não faziam parte do meu, a maneira de viajar sem pegar avião, sem sair do lugar. Foi a maneira de fugir do que não gostava, de viver apenas aquilo de que se gostava. 
Aprendi a ler com minha irmã, que desde pequena demonstrou o dom de alfabetizar crianças. eu fui a primeira criança a ser alfabetizada por ela, aprendi a ler porque queria ler gibis. Afinal, via meus irmãos mais velhos se matando de rir com os quadrinhos da Turma da Mônica. Assim começou o meu amor pela leitura.
Desde aquele dia, eu nunca mais parei. Já li de tudo: quadrinhos, alta literatura, baixa literatura, até livros de bolso do estilo western eu lia. Nem sei quantos livros já li na minha vida. Suspense, terror, policial, romance, drama, ficção científica, religião, infanto-juvenil, infantil, mistério, didáticos, científico (como de Erich Von Danikken), clássicos brasileiros, clássicos internacionais, todos os estilos me atraem. Ziraldo disse que não há livro bom ou livro ruim. Apenas livros. Cada um decide do que gosta ou não. 
E é assim mesmo! Não vou dizer o que é um bom livro ou um mau livro. Apenas quando gosto de um livro, leio e digo pras pessoas que gostei. Também digo quando não gostei.
Esta semana mais uma vez estive na Bienal do Livro, em São Paulo. Pra mim, é o paraíso, é o lugar em que não ligo de extrapolar minha conta corrente, nem ligo se caí no cheque-especial...Pois comprar livros, na minha opinião, não é desperdiçar dinheiro, mas sim investir em diversão, cultura, conhecimento e, principalmente, em prazer! Eu sinto prazer em comprar livros, adoro ver minha estante cheia. 
E é esse mesmo sentimento que tenho pela leitura que passo para meus pupilos. Quero que eles descubram, assim como eu descobri, o prazer de ler, de viajar nas linhas de uma história, de sair da rotina e viver uma outra vida, estando ainda nesta! Não dá pra definir o que é Ler! Tem que sentir!
E assim que eu sentir com todas as minhas novas aquisições adquiridas nessa Bienal, conto aqui!
Até a próxima!


Um comentário: