terça-feira, 13 de março de 2018

Ser ou não ser sábio, esta é a dúvida...

A SABEDORIA É UMA VIRTUDE! Será mesmo? Não dá para afirmar com toda a certeza.
A vida, muitas vezes, leva a caminhos diversos daquele que se tinha como certo. Nem sempre saber algo a mais que os demais é uma vantagem, aliás, ultimamente, saber algo nem parece mais uma virtude e, sim, uma condenação.
A impressão é que o que deveria ser bênção parece maldição. O conhecimento devia libertar o indivíduo, abrir-lhe a mente, proporcionar oportunidades de elevação intelectual, social, espiritual...
Metafisicamente falando, o conhecimento deveria elevar a humanidade a outro patamar, ao absoluto mesmo.
Contudo, o que se vê é a quantidade de ignorância disseminada mundo afora, principalmente pelas vias virtuais. As redes sociais se transformaram em um ambiente de intolerância, ódio, apatia, egocentrismo.  A tecnologia ampliou as fronteiras do mundo físico, rompeu limites sem nem precisar da diplomacia, aproximou as pessoas de lugares distantes, oportunizou conhecer qualquer lugar exótico, longe e quase imperceptível nos mapas... Nada disso serviu para a humanidade evoluir. A sua essência ainda é a mesma de quando grupos hominídeos, ao saírem de seus abrigos em busca de alimento,  se encontravam com outros grupos e a única coisa que lhes passava pela cabeça era enfrentar, lutar  e destruir o concorrente.
Não adianta o progresso tecnológico se a humanidade não almejar a elevação metafísica.
Talvez tenha sido precipitado de nossa parte comermos o tal fruto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário